Especialidades Médicas De Acesso Direto X Pré-requisito

· 2 min read
Especialidades Médicas De Acesso Direto X Pré-requisito

Algumas instituições adotam também uma grade de disciplinas mais práticas já no começo. Porém, o contato com os pacientes acontece só a partir da metade do curso. Os locais de trabalho desses profissionais podem variar entre hospitais, postos de saúde, clínicas, empresas e até mesmo consultórios próprios. Um dos períodos mais esperados pelas crianças em idade escolar, o recesso de  rinoplastia rinite  de ano também pode representar uma temporada de grandes riscos de acidentes para elas.  https://cutt.ly/b7sDFzW  médico do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais , o cirurgião geral Rodrigo Muzzi alerta para a importância da prevenção desses incidentes, que podem ser evitados na maioria das vezes. Graduados em Medicina terão de fazer de um a dois anos de residência em Medicina Geral de Família e Comunidade para ingressar nas demais especializações.

  • Além disto, você terá um resumo de cada especialidade médica ou área, formas de acesso à especialização, seja pela Residência Médica, através da Comissão Nacional de Residência Médica ou pela Prova de Títulos da AMB.
  • Tiverem concluído o curso de Medicina no exterior, desde que possuam o diploma de médico validado por instituição nacional, de acordo com o previsto na legislação em vigor.
  • A Coordenação de Residência Médica divulga o resultado final e a Chamada dos Suplentes.
  • Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
  • A não ser que seja treineiro, já que os candidatos inscritos nessa modalidade não podem realizar a prova da próxima fase.


O termo “residência médica” pode ser utilizado somente para programas que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. “A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos. Quando cumprida integralmente, dentro de determinada especialidade, confere ao médico-residente o título de especialista”.

Especialidades Médica, Áreas De Atuação E Formas De Acesso


Orientamos a prestar bastante atenção nas informações enviadas, visto que só será possível fazer isso apenas uma única vez. Cada programa faz a sua própria arguição e análise dos currículos, por isso fique bem atento às exigências do programa escolhido por você. Sendo assim, de maneira geral, na arguição são analisados a comunicabilidade, clareza e objetividade com os dados apresentados no currículo. O preparatório ideal para quem quer o conteúdo mais completo desde o começo do ano para alcançar a máxima performance nas provas do seu estado.

O Que É Um Residente De Medicina?



Além de oferecer mais de mil vagas, o processo seletivo atual abriga mais de 60 instituições espalhadas por diversas cidades de São Paulo. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é um órgão de ensino voltado para os cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa. Além disso, a UERJ administra o Hospital Universitário Pedro Ernesto , local onde os futuros residentes irão exercer suas atividades.


Como se pode ver, as especialidades de acesso direto mais concorridas são aquelas que são pré-requisito para um R3 no futuro. Então, muitos médicos preferem ter um título em Clínica Médica ou Cirurgia Geral, por exemplo, que irão abrir portas para outras especializações. Os Programas  de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica poderão ser de acesso direto ou com pré-requisito. As especialidades de acesso direto são aquelas chamadas de R1, que não exigem uma formação anterior em outra especialidade. O número de especialistas vem crescendo no Brasil, principalmente em função da ampliação de programas e vagas de residência médica.